Mergulhando em Porto

Seguindo a linha “Verão” nas dicas de Pernambuco, indico o mergulho em Porto de Galinhas (pertencente ao município de Ipojuca, Litoral Sul, a cerca de 75km do Recife).

Clique aqui para ouvir esse post no meu podcast

Quem não tem curso de mergulho faz sempre o batismo, uma modalidade acompanhada, com pouca profundidade (cerca de seis metros), porém muito interessante. E a água de Porto é cristalina. Há diversas opções de empresas que fazem mergulho. Procure sempre as credenciais dos responsáveis. Para o batismo, os preços que encontrei variam de R$ 80 a R$ 280. Vai de acordo com o seu bolso e onde você quer mergulhar.

Eu e David no mergulho em Porto - Foto: Divulgação/Submerso



Eu fui na mais barata, a Submerso. Não me arrependi. O mergulho foi muito legal. Antes, há uma aulinha de conceitos e sinais básicos. Depois você vai para a área de mergulho, antes dos corais, e faz uma rápida adaptação ao equipamento. Fui duas vezes. Vejam as fotos aqui.

Esse mergulho foi antes dos corais, ou seja, sem riscos de tubarões. O que você vai ser são simpáticos peixinhos coloridos, como em um aquário gigante. Para quem tiver problemas em ficar embaixo d’água e acabar ficando na areia, lá tem aluguel de snorkel. Além disso, na maré baixa dá pra ir andando dentro d’água – ou nadando no raso – até as piscinas naturais, que são belíssimas.

Sobre Porto
Diferentemente de Pipa (RN), por exemplo, Porto de Galinhas é plano e a área de restaurantes, lanchonetes e bares  próximos à praia é mais ampla e permite um tráfego melhor de pedestres. Contudo, como qualquer praia popular, atrai muita gente. As barracas tomam conta da larga faixa de areia (quando maré baixa).

Nessa época do ano há ainda mais gente por lá. No fim de semana passado (08 e 09 de janeiro) peguei 45 minutos de congestionamento para chegar lá – o fluxo não é apenas para Porto, mas para praias vizinhas igualmente bonitas, como Tamandaré e Carneiros. De todo modo, vale a visita. E o mergulho.

Empresas de mergulho que consultei
www.submersoscubadiver.com.br
www.aicadiving.com.br
www.aquaticos.com.br

Como chegar a Porto
Pra quem vem de Natal e outras cidades ao norte de Pernambuco, o melhor é ir pela BR-101, porque é bem sinalizada. Mantenha-se à direita quando estiver saindo da área do Recife.  Da BR-101, depois que sair do Recife, você precisa ficar atento porque este trecho está em obras e a sinalização não é muito boa. Você vai pegar a PE-60. Daí é seguir a sinalização e perguntar sempre que em dúvida – não confie só no GPS! Fique atento na estrada – como em qualquer uma, sobretudo as que você não conhece bem – e não corra. Além de ser sempre necessário cuidado, o povo daqui de Recife e região é muito escroto.

Veja aqui o mapa no Google Maps.

Fotos do meu mergulho
www.flickr.com/photos/emidia/sets/72157624288721074

Links de turismo em Porto
www2.uol.com.br/portodegalinhas
www.visiteportodegalinhas.com
www.agitoportodegalinhas.com.br

Anúncios

Uma resposta para “Mergulhando em Porto

  1. fábio araújo

    Midinha! Tô passando um tempo em Recife, trabalhando na Redação Nordeste. Quando nos encontramos?

    Ah, sim. Você já foi em Carneiros? É uma maravilha. Por causa do difícil acesso (só a pé pela praia ou conseguindo vaga nos restaurantes que bloqueiam a passagem) tem infinitamente menos gente do que Porto. É é linda linda linda. Recomendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s