Salve, São Pedro

Dia desses estive no Pátio de São Pedro, uma boa área em frente à Igreja de São Pedro, no Centro de Recife.

Igreja de São Pedro

Foi em um dos dias do Festival Pré-AMP e quem tocava era o Trio Pouca Chinfra (qu de trio não tem nada, eram várias pessoas; mas, justamente por isso começaram a demitir músicos). Sambinha legal, policiamento presente e gente interessante. Mas parece que nem sempre é assim. Segundo umas pessoas que estavam comigo, fora dos festivais o pátio não tem mais atraído tanta gente como antigamente. Apesar da beleza histórica do local e bons barzinhos que tem por lá, o centrão passou a ser um pouco hostil e esquecido pela segurança pública.

Voltando ao festival, uma cena me chamou a atenção. Entre a banda e as pessoas que dançavam perto do palco, um mendigo dormia. Olhando por ele estava um rapaz que parecia realmente triste com a situação.

Logo depois, outro mendigo apareceu, mas parecia mais disposto:

Eu, que tinha chegado mais perto do palco para dançar, não consegui e voltei para perto da igreja. Sim, a miséria alheia me incomoda e incomoda o meu sambar. Um incômodo que nasce da vergonha de ter tanto e ainda não fazer nada, ou muito pouco, por pessoas como essas, que sempre precisam de ajuda. Obviamente não poderia fazer nada ali, talvez um trocado para que comessem – mas que provalvemente viraria algum vício para ajudar a passar a noite. Mas espero que, assim como eu e, provavelmente, o rapaz que os observava, cada um de nós se sinta um pouco tocado com o extremo em que muitos próximos a nós vivem e tente fazer algo como puder.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s